segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Lean Office: Outras Categorias de Desperdícios

Gestão












Lean Office: Outras Categorias de Desperdícios

Enrico Pedrassolli

Fonte: http://www.lean.org.br/


O Lean Office visa interpretar os conceitos enxutos com o intuito de aplicá-los em fluxos de informações que não acompanham fluxos de materiais ou processos de montagem.

Segundo Tapping e Shuker (2003), a área administrativa acaba sendo responsável por 60 a 70% de todos os custos associados ao atendimento da demanda do cliente. Isso mostra uma grande oportunidade em termos de competitividade para empresas que procurarem explorar o universo do Lean Office.

O intuito desse artigo não é abordar a metodologia do lean office e sim destacar algumas categorias de desperdícios que poderão contribuir para a identificação de oportunidades em uma análise de Mapeamento de Fluxo de Valor.

Vamos então aos desperdícios:

Alinhamento de objetivos: é a energia gasta com pessoas trabalhando com objetivos mal entendidos e o esforço necessário para corrigir o problema e produzir o resultado esperado

Espera: é o recurso perdido enquanto pessoas esperam por informações, reuniões, assinaturas, o retorno de uma ligação e assim por diante

Controle: É a energia usada para controlar e monitorar e que não produz melhorias no desempenho

Variabilidade: São recursos utilizados para compensar ou corrigir resultados que variam do esperado

Alteração: É o esforço utilizado para mudar arbitrariamente um processo sem conhecer todas as consequências e os esforços seguintes para compensar as consequências inesperadas

Padronização: É a energia gasta por causa de um trabalho não ter sido feito da melhor forma possível por todos os responsáveis

Agenda: É a má utilização dos horários e da agenda

Processos informais: ocorre quando recursos são usados para criar e manter processos informais que substituem os processos oficiais ou que conflitam com outros processos informais, e também os recursos utilizados para corrigir os erros causados por esse sistema

Fluxo irregular: Recursos investidos em materiais ou informações que se acumulam entre as estações de trabalho e criam desperdício de fluxo irregular

Checagens desnecessárias: é o esforço usado para inspeções e retrabalhos

Tradução: é o esforço requerido para alterar dados, formatos e relatórios entre passos de um processo ou seus responsáveis

Informação perdida: ocorre quando recursos são requeridos para reparar ou compensar as consequências da falta de informações chave

Falta de integração: é o esforço necessário para transferir informações (ou materiais) dentro de uma organização (departamento ou grupos) que não estão completamente integradas à cadeia de processos utilizados

Irrelevância: Esforços empregados para lidar com informações desnecessárias ou esforços para fixar problemas que isso causa

Inventário: É todo o recurso aplicado a um serviço antes dele ser requerido, todos os materiais que não estão sendo utilizados e todos os materiais que já estão prontos para serem entregues e estão aguardando

Ativos subutilizados: São os equipamentos e prédios que não estão sendo usados de forma máxima

De posse dessas categorais de desperdícios, fica muito mais simples identificar oportunidades de melhoria em um Mapeamento de Fluxo de Valor atual e teremos um bom norte para projetar o Mapeamento de Fluxo de Valor futuro.

(postagem 180)

Nenhum comentário:

Postar um comentário