quarta-feira, 2 de abril de 2014

Resenha: Crônica da Casa Assassinada

Resenha Literária














Crônica da Casa Assassinada

Lúcio Cardoso

Pense numa lista de livros que você não pode deixar de ler durante sua vida. Ótimo, lista pronta agora acrescente este “Crônica da Casa Assassinada” de Lúcio Cardoso, caso ele ainda não tenha entrado na sua lista original.

É um livro longo, em torno de 540 páginas, dependendo da edição, mas prepare-se pois você não vai conseguir parar de ler.

Trata-se de uma novela narrada por vários personagens, cuja trama vai se desenrolando capítulo a capítulo, ora jogando luz, ora obscurecendo mais a história, mas com uma elegância na escrita poucas vezes vista na literatura mundial. Eu disse mundial!

A história começa pelo final, onde um personagem narra a morte da personagem “principal”, mas não se empolgue, o final realmente é muito mais surpreendente do que você poderá imaginar lendo o primeiro capítulo.

O livro cria personagens riquíssimos, com grande destaque, a meu ver, para dois personagens femininos, mais fortes e decisivos. Porém traz vários outros personagens (narradores ou não) que terão uma importância tão grande para o desfecho da história que o leitor só vai conseguindo se inteirar a medida que a história avança.

 A história se passa principalmente em Vila Velha, no interior de Minas Gerais, na chácara dos Menezes, família com mais nome do que posses, mas que procura manter as aparências apesar da visível decadência. A chegada de Nina àquela chácara sacode não só o local como a cidadezinha toda, fazendo aparecer na trama personagens aparentemente desconexos, mas que vão mostrando toda sua ligação ao longo da narrativa.

Mentiras, visões corretas e distorcidas, pecados mais graves ou menos graves, que vão se desenrolando e se esclarecendo a medida que o autor vai nos mostrando as verdadeiras faces dos personagens. Alguns deles pouco aparecem, mas vamos descobrindo aos poucos suas importâncias.

O autor não se furta, inclusive, de pisar em terrenos muito movediços e se sai muito bem, mostrando um conhecimento e domínio da escrita que certamente vai fazer o leitor se apaixonar.

Procure o livro em bibliotecas ou sebos, visto que não há edições disponíveis e boa leitura!


(postagem 122)

Nenhum comentário:

Postar um comentário