terça-feira, 22 de abril de 2014

Inferno - Dan Brown

Resenha Literária














Inferno

Dan Brown

Reconheço que tenho algum tipo de preconceito com relação a autores, mas felizmente não é tanto assim.
Em termos de música certamente eu sou muito mais preconceituoso. Me recuso terminantemente a ouvir determinados “estilos musicais”, mesmo sabendo que aquilo está tocando em todos os locais e a toda hora.

Com relação a livros eu posso dizer que, mesmo tendo reservas quanto a alguns autores, caso o livro me interesse eu inicio a leitura e, caso me agrade, continuo lendo e em muitos casos me divirto muito com isso.

Foi o caso do livro Inferno, do Dan Brown. Eu me interessei por ele primeiramente pelo local onde a história foi ambientada: Florença, na Itália. Como ganhei o livro e ele estava numa grande fila de livros aguardando um momento para ser lido, a chance de isso acontecer em breve era pequena, mas ao saber que toda a história se passava em Florença, local que muito me agrada, eu peguei para ler já preparado para colocar de lado, caso não me agradasse o começo da leitura. Mas não foi isso que aconteceu. Apesar do estilo do autor não ser exatamente o meu predileto, tenho que concordar que ele sabe prender a atenção do leitor, mantendo a trama sempre em um ritmo alucinante como se estivesse escrevendo o roteiro de um filme (e não é isso mesmo que ele faz?).

Nesse livro o eterno herói MacGyver, ops... Robert Langdon se descobre em Florença e não faz a menor idéia do que está fazendo lá e como teria chegado naquele local. Aqui faço um adendo para dizer que Florença é linda, a cidade respira arte e cultura, portanto deve ser colocada em qualquer lista de lugares a serem visitados. Mas voltando à história, Langdon se descobre em Florença o que dá oportunidade para Dan Brown fazer uma boa descrição da cidade, com uma narrativa detalhista de lugares realmente belos e importantes para a história da humanidade. Esse eu reputo como um ponto forte desse autor.

Outro ponto interessante da história é que ela nos aguça a curiosidade sobre uma obra muito conhecida, mas que, confesso, nunca li, que é a Divina Comédia de Dante Alighieri. Toda a trama se baseia no livro Inferno, que faz parte da Divina Comédia e isso é um grande mérito de Dan Brown, pois só o fato de contar um pouco do que é a obra de Dante Alighieri merece nosso aplauso.

O assunto central do livro é o crescimento populacional desenfreado pelo qual passamos e esse também é um outro grande mérito do livro, pois o tema é importante e uma maneira de tirar assuntos importantes como este apenas do mundo acadêmico e levá-lo para um nível mais popular de discussão é através de autores populares e livros com potencial para se tornarem Best Sellers, que acredito que seja o caso desse Inferno de Dan Brown.

Todo o livro foi escrito (a meu ver) pronto para ser filmado e, pelo que eu saiba, isso já está sendo providenciado. De qualquer maneira o estilo Dan Brown está presente completamente nesse livro, onde Robert Langdon sabe tudo e tudo pode, além de ter ao seu lado uma heroína, doutora Sienna Brooks, prontinha para ser cortejada e, talvez, beijada ao final do filme.


(postagem 129)

Nenhum comentário:

Postar um comentário