quarta-feira, 18 de junho de 2014

Vestuário para ciclista (2ª parte - final)

Bike













Vestuário para ciclista (2ª parte - final)

No post do dia 02 de junho começamos a falar sobre vestuários para ciclismo.

Por se tratar de um assunto importante e com bastante detalhes optamos por tratar dele em duas postagens.

Hoje teremos a segunda parte, finalizando o assunto. Boa leitura.

Tênis:

- em locais quentes, tecido que respire bem
- evitar solado excessivamente mole
- de preferência solado pouco flexível
- solado que não escorregue no pedal
- solado com desenho que não force seu pé a sair do eixo
- evitar pedalar com os cadarços soltos
- ponta do tênis que não seja fácil de descolar

Suéter:

- dê preferência com pontos abertos para melhor respirar
- para prender na cintura e evitar que ele entre na roda faça como os italianos: faça a primeira dobra na linha da cava do casaco; e dobre mais duas vezes. Prenda na cintura com um nó não muito apertado.

Corta vento:

- impermeável
- com respiros, principalmente na área das axilas
- volume bem pequeno quando dobrado
- com capuz

Abrigo:

- em tecido técnico impermeável e que respire
- modelos com tecido técnico externo e uma segunda camada interna de tecido são os melhores porque ajudam a manter a temperatura e o suor mais controlado
- dê preferência a um modelo um pouco folgado no seu corpo
- com ziper
- fácil de dobrar
- mais de uma opção de ajuste no pulso

Bandana:

- sem a menor dúvida, em tecido que absorva bem e retenha o suor

Acessórios
 
Presilha de calça comprida:

- elástico, metálico, velcro, outros
- refletiva
- como última opção, prenda a calça na meia

Pochete:

- veja o que é indispensável carregar e só então escolha o modelo apropriado para seu uso
- impermeável
- ziper de qualidade
- espaço separado para documento e dinheiro
- com detalhe refletivo
- uma boa opção é ter tecido de absorção de suor

Mochila:

- há modelos específicos de mochila para ciclistas com estrutura plástica na área de apoio das costas que diminuem muito o suor
- com bom material refletivo
- com ou sem presilha de barriga e peito
- com o número de bolsos separados para atender suas necessidades
- bolso externo para carregar corrente e cadeado
- tecido impermeável
- uma boa opção é ter tecido de absorção de suor com acolchoado nas alças dos braços e apoio das costas

Alforje:

A primeira questão quando se opta por alforjes é o bagageiro, dianteiro ou traseiro, que deve agüentar a carga (peso) máxima estabelecida para o alforje e mais um pouco.

- o fabricante deve dar especificações técnicas sobre a carga máxima e resistência do tecido
- impermeável, sem dúvida nenhuma
- com material refletivo
- deve adaptar-se e prender perfeitamente bem ao bagageiro escolhido
- vários bolsos externos
- quando completamente cheio deve deixar boa distância para o calcanhar.
- não pode dobrar e tocar a raiação - o que pode ser um problema tanto do projeto do alforje como do bagageiro
- os melhores têm opção de transformar-se instantaneamente em malas ou mochilas
- alforjes dianteiros, que ficam apoiados no garfo, são uma boa opção quando o peso e/ou volume de carga na bicicleta é grande, pois possibilitam a distribuição mais equilibrada dos pesos, tornando mais fácil a condução da bicicleta.

 Usando a mochila ou alforje:

- dobre a roupa com a mesma largura da mochila ou alforje
- ou aprenda a enrolar as roupas, como fazem os japoneses
- acomode a roupa sempre dentro de saco plástico

na bicicleta:

- pára-lamas longos o suficiente para não respingar
- bom bagageiro
- protetor de corrente integral, se possível
- rede protetora de saia na roda traseira (muito chique!)

(postagem 155)

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