segunda-feira, 12 de maio de 2014

CEP - Controle Estatístico de Processo

Qualidade














CEP - Controle Estatístico de Processo

A melhoria da qualidade do produto é uma importante estratégia para aumentar a satisfação do cliente e reduzir custos. O Controle Estatístico do Processo (CEP) associado a outras metodologias como o LEAN e o 6Sigma, é uma importante ferramenta para melhoria da qualidade e aumento da rentabilidade.

A função básica do controle estatístico de processo é padronizar a produção de forma a evitar a variabilidade. A variabilidade como o próprio nome diz, são as variações ocorridas nas especificações dos produtos finais de uma organização. Essa variação compromete o sistema de qualidade visto que alguns produtos deverão ser retrabalhados ou simplesmente sucateados.

Uma ferramenta importantíssima no controle estatístico de processo é a estatística. Através dela efetua-se coleta de dados no processo e formaliza-se uma padronização que deverá ser acompanhada de perto pelos envolvidos no processo de produção.

Existem formas de implantação deste procedimento que devem ser observadas para garantir seu êxito. A primeira delas é selecionar o processo que será utilizado para aplicação do controle estatístico. A prioridade é escolher processos cujos produtos possuem grandes índices de rejeição ou necessitam de grande controle de inspeção.

Os processos cujos produtos possuem grandes índices de rejeição ou necessitam de grande controle de inspeção. Os processos que estão sendo executados harmoniosamente serão analisados posteriormente, pois se não existem sintomas de anomalias não requerem uma preocupação inicial.

O CEP informa quando agir e quando não agir. Se a ação for tomada oportuna e adequadamente ela se mostra econômica e eficaz. Quando se age no processo estamos nos orientando para o futuro e com isso evitamos o desperdício.



No chão de fábrica, a coleta de dados e a contextualização e distribuição das informações de qualidade de forma manual não é uma atividade fácil, gerando desperdícios de utilização da mão de obra em tarefas sem valor agregado.

A utilização de uma solução de CEP moderna e versátil em tempo real possibilita a tomada de medidas preventivas, garantindo o controle do processo e potencializando as ações de qualidade.

Principais benefícios:

Eliminação de papel;
Coleta e monitoração automática de dados;
Análise, visualização e notificação das informações;
Gestão de alarmes e desvios nos processos;
Envolvimento e engajamento das equipes nas iniciativas de qualidade.


O CEP é uma ferramenta para a “operação de produzir com qualidade”.


(postagem 139)

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