quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Organização no trabalho

Qualidade














Organização no trabalho: envolva sua equipe nesta ideia!

Método simples para autodesenvolver o processo de organização


Fonte: http://www.apostilasdaqualidade.com.br/organizacao-no-trabalho-envolva-sua-equipe-nesta-ideia/


Empresários cobram mais resultados de produtividade de seus funcionários, enquanto os profissionais procuram melhorar sua qualidade de vida.

O cenário é bastante comum no cenário corporativo, mas a pergunta é: como alcançar as duas metas? Pois bem, a resposta pode estar na organização laboral.

Mudança de comportamento

A organização pode ser o veículo que conduz a empresa à maior produtividade. Já os funcionários, com metas mais claras, infra-estrutura melhor composta, esquema de trabalho definido, entre outros benefícios conquistados, pode enfim realizar o sonho de dedicar tempo e energia à sua própria vida.

Com a realização alcançada por ambas as forças, o resultado tende a ser o melhor possível: equipe motivada e trabalho eficiente.

Entretanto, atingir este objetivo não é fácil. Organizar uma empresa exige muito envolvimento e mudança de comportamento de todo o grupo envolvido no objetivo.

Passo a passo

A seguir veremos um método que pode ajudar bastante neste processo, composto por cinco regras. O passo a passo, chamado “Faça Já”. Confira na tabela a seguir:

Regra 1 – Faça já! Analise as tarefas e defina prioridades – Faça já! 

Como fazer? Se forem simples, faça-as na hora (urgentes ou não).
A procrastinação pode levá-lo ao acúmulo de tarefas, prejudicando o trabalho da equipe.

Regra 2 – Agende já! Agende, imediatamente, o que não conseguir realizar na hora. 

Como fazer? Trata-se de uma espécie de planejamento, que deve ser conduzido respeitando-se as prioridades.

Regra 3 – Delegue já! 

Como fazer? Se você não puder fazer na hora ou agendar, delegue!
Esta medida acaba com 90% do trabalho urgente.

Regra 4 – Arquive já! Não há organização que resista à falta desse item. 

Como fazer? Documentos que não estão sendo utilizados devem ser arquivados imediatamente.

Regra 5 – Descarte já! Se a tarefa não tem nada a ver com você, não perca tempo com ela. 

Como fazer? Encaminhe para o funcionário ou departamento encarregado pela atividade.

Benefícios:

- Identificação, antecipada, da informação e recursos necessários para o desenvolvimento do projeto;
- maior clareza;
- melhoria da comunicação entre os envolvidos;
- mecanismo de monitoramento contínuo e imediato para tarefas designadas ou delegadas;
- facilidade de treinamento, no caso de novas atribuições;
- coordenação mais efetiva.


(postagem 107)

Nenhum comentário:

Postar um comentário