segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Certificado ISO 9001

Qualidade














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Certificado ISO 9001

A ISO 9001 é uma série de normas sobre a gestão da qualidade que pode ser aplicada a empresas, produtos e serviços e que foi criada pela International Organization for Standardization (ISO) na década de 80.

A série ISO 9000:1987 foi criada com base na norma britânica “BS5750” e seu objetivo era se tornar um padrão internacional para garantia da qualidade de produtos e serviços conseguido, com isso, facilitar a exportação e diminuir os custos de produção.

A BS5750 era conhecida como uma norma de administração, uma vez que não apenas tratava da produção, mas também, da administração da produção.

Ao contrário de outros métodos existentes de padronização dos sistemas de gestão da qualidade, a ISO 9001 tem seu foco na satisfação do cliente e na gestão por processos.

A primeira versão da norma tinha a mesma estrutura da BS5750 e era dividida em: ISO9001:1987, voltada para companhias que e organizações que abrangiam em suas atividades a criação de novos produtos; ISO9002:1987, parecida com a anterior, porém, não abrangendo a criação de produtos, ou seja, voltada para montagem; e a ISO9003:1987 que focava apenas a inspeção final do produto ou serviço, não se preocupando com o “como” o produto era feito.

A ISO9000:1987 era composta, portanto, de:
ISO9001:1987: Modelo de garantia da qualidade para projeto, desenvolvimento, produção, montagem e prestadores de serviço.
ISO9002:1987: Modelo de garantia de qualidade para produção, montagem e prestação de serviço.
ISO9003:1987: Modelo de garantia de qualidade para inspeção final e teste.

Em 1994 houve uma revisão da norma. A ISO9000:1994 trouxe “as ações preventivas” para o vocabulário das empresas. As organizações não deveriam se preocupar apenas com a inspeção final do produto, mas, todo o processo deveria ser monitorado com o intuito de se prevenir o erro.

Nesta época um efeito pouco indesejado começou a afetar o desempenho das companhias que tinham a ISO9000. Algumas organizações fazendo uso excessivo de procedimentos e manuais acabavam se “engessando”, tornando-se demasiadamente burocráticas. O efeito colateral da normatização levou a uma nova revisão da norma em 2000.

Agora chamada de ISO9001:2000, a ISO9000 combina as três normas anteriores (ISO9001, a ISO9002 e a ISO9003), estabelece o envolvimento da direção da empresa através da definição de um responsável pelo sistema de garantia da qualidade, introduz os “indicadores” usados com o intuito de monitorar os processos por meio de medição de performance e, ainda, muda a maneira de encarar o cliente: ele deixa de ser tratado como algo a parte e passa a fazer parte integrante da qualidade. Em outras palavras, a qualidade passa a ser definida pelas necessidades e desejos dos clientes.

Houve ainda duas novas revisões, em 2005 e em 2008.

ISO 9000:2005

Foi a única norma lançada nesse ano, descrevendo os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade que, no Brasil, constituem o objeto da família ABNT NBR ISO 9000, e definindo os termos a ela relacionados.

ISO 9001:2008

Esta versão atual da norma, aprovada no fim do ano de 2008, foi elaborada para apresentar maior compatibilidade com a família da ISO 14000, e as alterações realizadas trouxeram maior compatibilidade para as suas traduções e consequentemente um melhor entendimento e interpretação de seu texto.

Outra importante alteração nesta versão foi a sub-cláusula 1.2 que introduz o conceito de exclusões. Esta cláusula permite que requisitos da norma que não sejam aplicáveis devido a características da organização ou de seus produtos sejam excluídos, desde que devidamente justificados. Desta forma, garante-se o caráter genérico da norma e sua aplicabilidade para qualquer organização, independente do seu tipo, tamanho e categoria de produto.


(postagem 100)

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