![]() |
Qualidade |
Matriz de Decisão - Planilha GUT
Continuaremos falando sobre métodos de priorização. Já falamos da Matriz de Preferência, também chamada de Método de Mudge, no dia 20 de setembro e hoje falaremos da Matriz de Decisão ou Planilha GUT.
Matriz de Decisão - Planilha GUT
Quando uma alternativa deve ser selecionada entre pequeno número de outras, um ótimo processo é ponderar diferentes critérios de avaliação. Forma-se, assim, uma matriz de decisão que vai revelar os pontos fortes e fracos de cada alternativa. Siga as instruções:
• Escolha os critérios para avaliação das alternativas, colocando-os em ordem de importância. Dê pesos a cada um deles. Exemplo: de 1 a 5 (os mais relevantes peso 5 e os de menor importância peso 1).
• Construa a matriz, colocando alternativas e critérios em eixos diferentes.
• Compare cada alternativa com cada critério, dando nota na proporção que atenda bem ou mal a cada critério.
• Multiplique a nota de cada alternativa pelo peso de cada critério e obtenha a nota ponderada.
• Some, para cada alternativa, todas as notas ponderadas obtidas.
• A alternativa com maior número de pontos é a vencedora.
Essa é a matriz GUT.
GUT significa Gravidade, Urgência e Tendência. São parâmetros tomados para se estabelecer prioridades na eliminação de problemas, especialmente se forem vários e relacionados entre si.
A técnica de GUT foi desenvolvida com o objetivo de orientar decisões mais complexas, isto é, decisões que envolvem muitas questões. A mistura de problemas gera confusão. Nesse caso, é preciso separar cada problema que tenha causa própria.
Depois disso, aí, sim, é hora de saber qual a prioridade na solução dos problemas detectados. Isso se faz com três perguntas:
Primeira pergunta: Qual a gravidade do desvio? Indagação que exige outras explicações. Que efeitos surgirão a longo prazo, caso o problema não seja corrido? Qual o impacto do problema sobre coisas, pessoas, resultados?
Segunda pergunta: Qual a urgência de se eliminar o problema? A resposta está relacionada com o tempo disponível para resolvê-lo.
Terceira pergunta: Qual a tendência do desvio e seu potencial de crescimento? Será que o problema se tornará progressivamente maior? Será que tenderá a diminuir e desaparecer por si só?
Resumidamente temos o método na tabela abaixo:
Nota Gravidade Urgência Tendência
5 Extremamente grave Extremamente urgente Se não for resolvido,
piora imediatamente
4 Muito grave Muito urgente Vai piorar a curto prazo
3 Grave Urgente Vai piorar a médio prazo
2 Pouco grave Pouco urgente Vai piorar a longo prazo
1 Sem gravidade Sem urgência Sem tendência de piorar
Exemplo da aplicação:
Sem entrar muito em detalhes, vamos imaginar uma empresa com problemas financeiros que identificou seus principais pontos fracos e quer definir em qual deles deve atuar primeiramente. Lembro que num caso prático essa análise deve ser bem mais detalhada e o problema melhor definido, mas não temos como fazer isso nesse espaço.
Problemas G U T Total (GxUxT) Priorização
Atraso na entrega do fornecedor 4 4 3 48 2º
Alto gasto com materiais de escritório 2 2 1 4 4º
Baixo índice de recompra entre os clientes 5 4 4 80 1º
Problemas disciplinares entre vendedores 3 2 3 18 3º
De acordo com esse exemplo, a prioridade é o de “baixo índice de recompra dos clientes”, pois é o que apresenta uma pontuação maior, de acordo com as notas colocadas. Sabendo-se qual problema deve ser resolvido primeiramente, temos, então, de identificar as soluções que podem ser colocadas em prática. Certamente para cada um dos problemas apresentados acima na Matriz G.U.T., teremos muitas soluções sugeridas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário