![]() |
Saúde |
10 dicas para vencer o sedentarismo no trabalho
Fonte: http://www.webrun.com.br/h/noticias/10-dicas-para-vencer-o-sedentarismo-no-trabalho/15153
Buscar algo um pouco mais longe de sua mesa para poder se movimentar mais. Essa e outras ações podem melhorar sua frequência cardíaca, firmeza dos músculos e aumentar o gasto calórico
Um grande escritório, repleto de mesas, cadeiras e computadores: esse é o ambiente de trabalho de grande parte das pessoas, que passam as oito horas do expediente sentadas. Esse hábito, além de ser prejudicial para a visão, também deixa a pessoa sedentária, acarretando diversos problemas de saúde.
Porém, algumas mudanças simples em ações do dia-a-dia podem ajudar a manter o bom funcionamento do organismo, além de fortalecer os músculos. O educador físico e personal trainer, Felipe Belo, explica alguns movimentos que fazem a diferença.
1) NÃO FIQUE MUITO TEMPO SENTADO
Caminhe, mesmo que dentro da empresa. O corpo acostuma-se a ficar sempre imóvel e quanto mais parado a pessoa o deixar, menos exercícios ele estará disposto a fazer. Além de perder calorias, a movimentação pode ser um pretexto para esticar os músculos.
Para ajudar com essa tarefa, os funcionários podem contar com alguns recursos tecnológicos. Programar um despertador para uma breve caminha de cinco minutos a cada uma hora é uma opção. Para os donos do Iphone, um aplicativo que funciona em sincronia com a pulseira Jawbone UP
ajuda avisar os momentos em que o indivíduo ficou sentado por muito tempo.
2) UTILIZE AS ESCADAS
Ir até a academia para trabalhar os músculos dos membros inferiores pode ser uma tarefa muito menos dolorida se o treinamento for constante. Como fazer isso? Trocando o ato de apertar o botão do elevador pelas escadas.
“Essa troca ajuda quem está querendo perder peso, além de aumentar a resistência”, informa Felipe Belo. Caso o funcionário trabalhe em um andar muito acima, desça pelo menos dois pisos antes.
3) VÁ ATÉ O BEBEDOURO DISTANTE
Seja com uma squeeze em mãos ou apenas com copos, abastecer o reservatório de água durante o dia é essencial. Essa atividade normalmente é facilitada mantendo um filtro perto de cada repartição da empresa.
Porém, deixar um único filtro em um local afastado pode incentivar a pessoa a levantar diversas vezes pra buscar água. “O hábito de levantar diversas vezes e caminhar até o local ajuda no gasto calórico”, informa Felipe.
4) ALONGUE NA CADEIRA
Já que passar o dia sentado é algo quase que impossível de não ocorrer, devido ao grande volume de trabalho e as metas a serem cumpridas, nada melhor do que utilizar a própria cadeira como ajudante. “Aproveite o conforto do local para realizar um alongamento longo e espantar a preguiça!”, brinca Felipe.
De acordo com o educador físico, esticar os músculos evita o encurtamento da região lombar. Caso o funcionário tenha alguns minutos de descanso, aproveite para fazer esse alongamento em pé também.
5) ALONGUE OS PUNHOS
Passar o dia alternando entre cliques no mouse e digitação no teclado aumenta a chance de desenvolvimento de doenças no punho e dedos. A tendinite, uma inflamação no tendão, é um dos problemas mais frequentes de pessoas que trabalham no computador durante todo o dia.
A LER (lesão por esforço repetitivo) também é um tipo de distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho que pode causar muito incômodo. “Puxe a palma das mãos para cima e depois para baixo para poder alongar a região”, orienta Felipe.
6) ESTACIONE DISTANTE
São diversas voltas pelo quarteirão da empresa até encontrar uma vaga que fique o mais próxima possível da porta de entrada. Porém, caso o traje de trabalho seja confortável, pode-se até mesmo estabelecer uma rotina de caminhada forte do local em que estaciona-se até a entrada.
Deixar a preguiça de lado é o primeiro passo para abandonar o sedentarismo. “Pessoas que se exercitam pouco têm muitos problemas cardiorespiratórios. Essa pode ser a mudança de hábito necessária para estimular uma prática regular”, enaltece Felipe.
7) UTILIZE UMA IMPRESSORA CENTRAL
Apesar de grande parte do conteúdo das empresas atualmente ser digitalizado, além da preocupação com o conceito de sustentabilidade, ainda existe documentação ou trabalhos que precisam ser impressos. Para facilitar o trabalho e agilidade dos funcionários, é comum uma grupo de cinco ou seis pessoas terem uma impressora próxima.
Manter uma impressora central para toda a empresa é a melhor saída para evitar que o funcionário fique limitado. “Essa ação estimula o sistema cardiorespirátório. A sugestão fica ainda mais eficaz quando a impressora é colocada em um andar diferente ou no canto mais afastado da empresa”, explica Felipe.
8) FAÇA CONTRAÇÃO DE GLÚTEOS
Essa dica é especialmente para as mulheres que passam horas na academia treinando glúteos para ficar com os músculos tonificados. O treinamento também é possível de ser feito enquanto você passa o dia sentada na cadeira.
“O ato de contrair e relaxar os glúteos enquanto está sentada diminui a flacidez e fortalece a musculatura”, relata Felipe. Portanto, mesmo sem tempo de dar aquela volta pela empresa, é possível trabalhar a região sentada.
9) UTILIZE UM BANHEIRO DISTANTE
Ir ao banheiro é uma necessidade fisiológica impossível de ser ignorada, além de que adiar esse processo faz mal à saúde. Portanto, já que a ação tem que ser realizada, escolher um banheiro mais distante da sua mesa é uma boa ideia.
“Aproveite essas situações do cotidiano para ir por um caminho mais longo. Caso esteja muito apertado, vá ao banheiro mais próximo e pegue um trajeto mais longo para voltar à sua mesa”, conta Felipe. A atitude também favorece as pessoas que querem perder peso.
10) FAÇA AGACHAMENTO
Depois de passar muito tempo com as costas repousadas no encosto da cadeira, é comum sentir um desconforto na coluna. Fazer uma pequena pausa para alongar os músculos pode fazer toda a diferença.
“Encoste em uma parede e, com os pés afastados, faça algumas sessões de agachamento. Esse exercício rápido fortalece os músculos das coxas e diminui o número de calorias no organismo”, descreve Felipe. Em caso de dor constante, procure um ortopedista que irá orientá-lo sobre possíveis desvios na coluna ou problemas na postura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário