![]() |
Corridas e Caminhadas |
Bê-a-Bá do corredor
Parte 2
Para quem começou agora, veja esse dicionário com os termos mais utilizados na corrida. Estamos fazendo a postagem em três etapas, iniciamos com o post do dia 24 de setembro, prosseguindo com o post de hoje e finalizaremos dia 31 de outubro. Boa leitura e bom proveito.
A corrida possui um vocabulário específico, e não saber algumas palavras pode deixar um atleta “boiando” nas conversas durante os treinos e provas, ou sem entender uma instrução do seu treinador.
Para acabar com qualquer dúvida reunimos em um pequeno dicionário os principais bordões utilizados nas ruas do Brasil.
Educativos: são exercícios de saltos e elevação dos joelhos que contribuem para melhorar a coordenação, a postura, a eficiência e a economia na execução dos movimentos da corrida. Podem ser usados como parte do aquecimento.
Endorfina: substância produzida pelo cérebro em resposta à atividade física, com intenção de dar prazer e despertar a sensação de euforia e bem-estar.
Ergometria: teste de esforço realizado em uma esteira ou bicicleta ergométrica para medir o esforço físico e os efeitos fisiológicos do exercício.
Escala de Borg: escala em que o corredor usa sua percepção para saber a intensidade de esforço durante o exercício. A tabela mais usada é: 0 - repouso; 1 - muito leve; 4 - leve; 6 - moderado; 8 -intenso; 10 - exaustivo.
Estar no caixote: expressão utilizada em alguns Estados brasileiros, refere-se ao momento da largada em que os corredores ficam cercados por outros atletas mais lentos e não conseguem imprimir o ritmo desejado desde o início.
Estiramento muscular: uma das lesões mais comuns entre os corredores. As fibras musculares se rompem porque é exigida uma força além do que elas podem gerar. Costuma acontecer por falta de aquecimento, esforço excessivo ou fadiga.
Exercício físico: é uma atividade física planeja e estruturada, com o intuito de melhorar ou manter o condicionamento físico.
Exercício aeróbio: tipo de exercício em que a energia utilizada é gerada pela queima de oxigênio. Deve ser realizado em uma intensidade baixa ou moderada, e pode ser mantido por um longo período.
Exercício anaeróbio: tipo de exercício em que a energia utilizada independe do oxigênio. É uma atividade de curta duração e alta intensidade, que libera mais ácido lático do que o corpo pode eliminar. Isso provoca a o cansaço.
Fartlek: tipo de treino em que o corredor alterna ritmos fortes e leves a cada determinado espaço de tempo ou distância, mas sem fazer intervalos.
FC Máx: sigla de “frequência cardíaca máxima”. Determina o limite que os batimentos do coração podem chegar com segurança durante o exercício físico. Pode ser obtida pelo teste ergoespirométrico ou estimada por fórmulas matemáticas.
Frequência basal : é a frequência cardíaca em repouso. Seu aumento é um indicador de cansaço.
Gasto calórico: aponta quantas calorias o corpo gasta durante um determinado tempo de exercício.
Glicogênio muscular r: é o principal combustível do corpo durante a prática de atividades físicas. É estocado no organismo com a ingestão de alimentos ricos em carboidratos.
Hidratação: é a reposição de líquidos no organismo.
Hipertrofia muscular: é o aumento da massa muscular em resposta ao treinamento de força.
Índice de massa corporal : é a relação do peso (kg) sobre a altura (m), e indica se uma pessoa adulta está obesa, acima do peso, ou abaixo do considerado saudável.
Intervalado: também conhecido como treino de tiro, tem como principal finalidade melhorar a resistência ao ácido lático e a velocidade do corredor. Nele o atleta corre em alta intensidade durante um determinado espaço de tempo ou distância e faz um intervalo, que pode ser uma pausa, uma caminhada ou uma corrida leve, entre uma repetição e outra.
Jogger: pessoa que pratica a corrida apenas por prazer, bem-estar ou para perder peso, sem se preocupar com o desempenho.
Limiar: é a frequência em que ocorrem mudanças cardíacas que alteram a fonte de energia usada pelo corpo.
Limiar aeróbio (L1): faixa de frequência cardíaca em que o atleta passa a fazer o exercício aeróbio.
Limiar anaeróbio (L2): faixa de frequência cardíaca em que o atleta passa a fazer o exercício anaeróbio.
Longão: tipo de treino em que o principal objetivo é percorrer longas distâncias em um ritmo constante. Geralmente é realizado aos fins de semana.
(postagem 196)
Nenhum comentário:
Postar um comentário