quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Caminhada Ecológica

Caminhadas











O Que é Caminhada Ecológica?

Caminhada ecológica não é apenas andar no meio do mato. Trata-se de um esporte não competitivo, onde cada participante deve colaborar com o companheiro de aventura para que todos superem os obstáculos e possam atingir o objetivo da chegada. Exige ritmo, equilíbrio e passada regular, sempre devagar. Queremos nos divertir, e não bater recordes.

A caminhada é a forma mais básica de aventura. A maioria dos aventureiros mais radicais, como os escaladores ou exploradores de cavernas começaram suas aventuras através da caminhada.

Caminhadas ecológicas são extremamente seguras desde que sejam observadas as regras básicas de conduta. Manter um espírito de equipe, o respeito pela natureza e conhecer os seus limites como ser humano já são um bom começo. Nas Expedições ou nas Trilhas, sempre deverá haver um coordenador/guia especializados em atrativos naturais com todo o equipamento necessário para a sua segurança, tais como rádios comunicadores, telefone celular, corda, caixa de primeiros socorros, etc.

Não existe uma idade mínima para participar de uma caminhada ecológica, porém lembre-se que os passos da criança são bem menores do que de um adulto e, para elas, o ideal são as caminhadas leves. Além disso, crianças muito pequenas ainda não têm o equilíbrio corporal totalmente desenvolvido.

Existem diversos fatores que devem ser avaliados numa trilha ecológica: a distância a ser percorrida, exposição ao sol, tipo de vegetação, a inclinação da trilha, se é necessário o uso de mãos, exposição à altura, etc.... Para os iniciantes na atividade, recomenda-se começar com as caminhadas leves. Desta forma, você terá uma ideia do esforço exigido e poderá passar para as caminhadas consideradas moderadas e pesadas.

O QUE EU DEVO LEVAR DURANTE A CAMINHADA?

Cada roteiro tem o seu diferencial dependendo da distância, local visitado e época do ano. Vamos repassar uma lista de materiais que é mais do que suficiente:

•Uma mochila pequena. A mochila deixa as suas mãos livres e distribui o peso nas suas costas de maneira uniforme, evitando problemas de coluna;

•2 ou 03 garrafinhas de água mineral de 500ml se preferir poderá ser um isotônico. (Isotônicos são bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos (6 a 8%), ideais para reposição de líquidos e eletrólitos perdidos através do suor durante atividade física. São chamados isotônicos por possuírem formulação semelhante ao plasma, o que facilita a absorção). Mais do que isso é levar peso morto. Evite levar garrafas de vidro.

•Boné, filtro solar/labial e óculos de sol;

•Repelente contra mosquitos;

•Capa de chuva para eventual mudança de tempo;

•Saco plástico para o lixo;

•Tênis ou Bota com solado aderente. Se você for comprar um calçado para as atividades, amacie-o antes;

•Vá preferencialmente de calça comprida, evitando o jeans. O ideal são calças tipo moleton, tac-tel ou lycra, pois não dificultam o movimento do joelho;

•Um ou dois lanches, basicamente de alimentos energéticos (Sanduíches naturais sem maionese, frutas secas, granola, chocolate, etc);

•Máquina fotográfica.

QUAL O PROCEDIMENTO DO GRUPO DURANTE O PASSEIO?

Reconhecer a liderança dos guias, espírito de equipe, amizade e respeito pela natureza. Durante os eventos todo o lixo produzido pelo grupo ou encontrado pelo caminho é recolhido e deverá retornar com os participantes.

Nenhuma espécie mineral, animal ou vegetal deverá ser retirada. Admirar a natureza em seu próprio ambiente é o maior privilégio que temos.

LEMA DO ECOTURISTA:

Nada se tira além de fotos.
Nada se deixa além de pegadas.
Nada se mata a não ser o tempo.
Nada se queima a não ser calorias.
Nada se leva a não ser saudades

DICAS PARA OS PÉS

O que fazer para manter seus pés prontos para todo tipo de aventura:

Não use meias muito volumosas ou com costuras. Prefira as sintéticas às de lã.

Nunca use botas pela primeira vez na caminhada. Vá se acostumando a elas no dia-a-dia. Algumas botas precisam de semanas de uso para ficar confortáveis.

Prenda os pés firmes dentro do calçado, evitando que eles se mexam demais, mas não muito apertados.

Mantenha os pés limpos e secos.

O suor causa bolhas e desenvolve fungos e bactérias. Para evitá-lo, troque de meias ao longo do dia à medida que ficam molhadas. Não economize meias extras, você poderá precisar ao longo da atividade.

Aplique talco para pés duas vezes ao dia, sempre com os pés secos.

Se os pés estiverem doloridos, aproveite as paradas para diminuir a tensão: molhe-os de cinco a dez minutos num rio de água fria.

Deite-se no chão com os pés levantados sobre uma pedra ou uma mochila.

Pés molhados e atritos podem causar as insuportáveis bolhas. Para se livrar delas, limpe bem a área com sabão e água. Se a bolha estiver muito inchada, faça um pequeno furo com uma agulha desinfetada para deixar o fluido interno escorrer. Nunca retire a pele. Aplique anti-séptico e cubra a bolha com um curativo.

A pressão e o atrito numa área pequena podem formar calos. Para diminuir a aspereza, limpe o calo com uma faca ou lixa de unha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário