segunda-feira, 28 de outubro de 2013

As 13 piores atitudes em uma reunião e como lidar com elas

Gestão










As 13 piores atitudes em uma reunião e como lidar com elas

Reuniões, quem nunca esteve em uma e se pegou pensando “o que estou fazendo aqui”?

O motivo ou os motivos disso certamente estão listados abaixo e fazem parte do livro “O Segredo das Reuniões Produtivas” de Charlie Hawkins que pretende ajudar profissionais a tornar as reuniões mais eficientes com dicas importantes para organizadores, facilitadores (que são os líderes da reunião), controladores do tempo e os demais participantes. O autor também trata de um tema delicado: os vilões do comportamento nas reuniões. Ele selecionou 13 atitudes que atrapalham e também dá sugestões de como resolver o problema com que insiste na postura inadequada.

Abaixo um resumo dessas 13 atitudes que podem ser vistas com mais detalhes no livro citado acima e no link abaixo:

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/as-13-piores-atitudes-em-uma-reuniao-e-como-lidar-com-elas


Atitude 1: Retardatário habitual
O que é: chegar sempre atrasado às reuniões.

Atitude 2: O disco quebrado
O que é: o costume de repetir pontos que já foram tratados

Atitude 3: Conversas paralelas
O que são: Cochichos ou conversas em voz alta entre dois ou mais membros.


Atitude 4: As histórias dos tempos da guerra
O que são: episódios contados que podem ou não ter relação com o assunto.

Atitude 5: O desperdício de tempo
O que é: levantar questões que foram tratadas nos materiais entregues antes da reunião.

Atitude 6: O competidor
O que é: competir com os outros para produzir a melhor ideia.

Atitude 7: A pessoa que gosta de chamar a atenção
O que é: falar alto e o tempo todo, dominando a reunião.

Atitude 8: O palhaço
O que é: Fazer palhaçada, imitações, desagregar o trabalho do grupo.

Atitude 9: O ausente
O que é: sair da participação ativa da reunião.

Atitude 10: O opositor
O que é: negar, contestar, as ideias dos outros.

Atitude 11: O faz-tudo ou multitarefas
O que é: verificar chamadas ou emails no celular ou no tablete.

Atitude 12: O detalhista
O que é: levantar ou guardar pequenos detalhes não relevantes para a questão.

Atitude 13: O colateral
O que é :levantar novas questões não relacionadas com o foco atual.

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