quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Segredos para sua caminhada dar certo

Caminhadas











Segredos para sua caminhada dar certo

Estudos não param de comprovar que caminhada é uma atividade aeróbica das mais eficientes para ganhar saúde e disposição. Estudo feito pelos pesquisadores da Universidade de San Diego, garante que cem passos por minuto, durante 30 minutos, são suficientes para fortalecer o sistema cardiovascular (coração e pulmão) e espantar o mau colesterol. Duas horas e meia de caminhada por semana com uma dieta pouco calórica pode diminuir até 2,5 centímetros de barriga, em quatro semanas.

Para garantir todos os benefícios deste exercício poderoso você terá que levá-lo a sério. Veja abaixo um resumo do que você deve fazer para andar direitinho e garantir muitos benefícios. No site de referência (link abaixo) você pode encontrar mais detalhes.

Ref: http://revistashape.uol.com.br/fitness/1738/materia/7-segredos-para-sua-caminhada-dar-certo

1- Tem que “bater cartão”
Para conseguir todos os benefícios da caminhada é preciso que a atividade seja frequente. Não é à toa que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda pelo menos 30 minutos de atividade por dia.

2 - Faça no ritmo certo
Andar no mesmo ritmo não traz mudança significativa porque o corpo se acostuma com o esforço, que é sempre o mesmo. É preciso variar a intensidade do treino para conseguir bons resultados.

3 - Caminhe sob medida
Não é porque a caminhada é simples de fazer que todos acertam a posição. O ideal é que você dê um passo médio, nem muito curto, nem longo. O seu calcanhar deve ser o primeiro a plainar no solo, depois vem a planta do pé. E, apenas quando o pé que está à frente tocar o solo é que você deve flexionar a perna detrás. O abdômen deve ficar o tempo todo contraído para manter a coluna retinha. Os braços ficam semiflexionados paralelos ao corpo.

4 - Escolha um terreno desafiador!
Dependendo do tipo de solo que você escolher para a atividade, o resultado pode ser diferente. O asfalto, por exemplo, exige mais da musculatura da panturrilha por causa do chão duro. Já a grama absorve mais o impacto, sendo ótima para quem está acima do peso. A areia fofa, por sua vez, exige mais dos músculos das pernas. A areia batida é o terreno que mais força. Andar na água também é uma ótima opção.

5 - Expire e inspire direitinho
Respire naturalmente, inspirando pelas narinas e soltando o ar pela boca. Jamais fique segundos sem respirar para não dificultar a oxigenação do seu corpo e provocar problemas mais sérios.

6 - Utilize bons acessórios
Com o avanço da tecnologia, descobriu-se que quanto mais conforto, amortecimento e estabilidade o calçado tiver, mais longe você consegue chegar.
Na vestimenta, tecidos leves que favorecem a secagem rápida não é nenhum luxo.

7 - Alimente-se muito bem
Consuma alimentos leves e que sejam fontes de carboidratos uma hora antes de colocar o pé na estrada, para ter mais energia. Evite alimentos gordurosos e que “pesam” no estômago.

Para finalizar, não esqueça de acessar o site de referência para maiores detalhes, além de uma tabela para você fazer seu plano de treinamento.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

As 13 piores atitudes em uma reunião e como lidar com elas

Gestão










As 13 piores atitudes em uma reunião e como lidar com elas

Reuniões, quem nunca esteve em uma e se pegou pensando “o que estou fazendo aqui”?

O motivo ou os motivos disso certamente estão listados abaixo e fazem parte do livro “O Segredo das Reuniões Produtivas” de Charlie Hawkins que pretende ajudar profissionais a tornar as reuniões mais eficientes com dicas importantes para organizadores, facilitadores (que são os líderes da reunião), controladores do tempo e os demais participantes. O autor também trata de um tema delicado: os vilões do comportamento nas reuniões. Ele selecionou 13 atitudes que atrapalham e também dá sugestões de como resolver o problema com que insiste na postura inadequada.

Abaixo um resumo dessas 13 atitudes que podem ser vistas com mais detalhes no livro citado acima e no link abaixo:

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/as-13-piores-atitudes-em-uma-reuniao-e-como-lidar-com-elas


Atitude 1: Retardatário habitual
O que é: chegar sempre atrasado às reuniões.

Atitude 2: O disco quebrado
O que é: o costume de repetir pontos que já foram tratados

Atitude 3: Conversas paralelas
O que são: Cochichos ou conversas em voz alta entre dois ou mais membros.


Atitude 4: As histórias dos tempos da guerra
O que são: episódios contados que podem ou não ter relação com o assunto.

Atitude 5: O desperdício de tempo
O que é: levantar questões que foram tratadas nos materiais entregues antes da reunião.

Atitude 6: O competidor
O que é: competir com os outros para produzir a melhor ideia.

Atitude 7: A pessoa que gosta de chamar a atenção
O que é: falar alto e o tempo todo, dominando a reunião.

Atitude 8: O palhaço
O que é: Fazer palhaçada, imitações, desagregar o trabalho do grupo.

Atitude 9: O ausente
O que é: sair da participação ativa da reunião.

Atitude 10: O opositor
O que é: negar, contestar, as ideias dos outros.

Atitude 11: O faz-tudo ou multitarefas
O que é: verificar chamadas ou emails no celular ou no tablete.

Atitude 12: O detalhista
O que é: levantar ou guardar pequenos detalhes não relevantes para a questão.

Atitude 13: O colateral
O que é :levantar novas questões não relacionadas com o foco atual.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Darcy Ribeiro

Leitura











Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro nasceu em Minas (26 de outubro de 1922), formou-se em Antropologia em São Paulo (1946) e dedicou seus primeiros anos de vida profissional ao estudo dos índios do Pantanal do Brasil Central e da Amazônia. Neste período fundou o Museu do Índio e criou o Parque Indígena do Xingu. Escreveu uma vasta obra etnográfica e de defesa da causa indígena.

Nos anos seguintes (1955) dedicou-se à educação primária e superior. Criou a Universidade de Brasília e foi Ministro da Educação. Mais tarde foi Ministro-Chefe da Casa Civil e coordenava a implantação das reformas estruturais, quando ocorreu o golpe militar de 64, que o lançou no exílio.

Escreveu vários livros e deixou frases que ficaram famosas e que nos fazem pensar.

Nesse mês de outubro queremos homenagear Darcy Ribeiro com algumas de suas frases marcantes.


> Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca.

> O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso.

> Trago Minas no peito. Minas me dói, demais, de ser como é. Dói tanto que morro de raiva. O diabo é que, quanto mais odeio, mais me comovo. Deve ser isso que me faz solene quando penso Minas. Mais ainda quando escrevo.

> Mais vale errar se arrebentando do que poupar-se para nada.

> Mestrado é só para mostrar que o sujeito é alfabetizado, pois a metade dos que estão na universidade não sabem ler.

> Fracassei em tudo o que tentei na vida.
Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui.
Tentei salvar os índios, não consegui.
Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.
Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei.
Mas os fracassos são minhas vitórias.
Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu

> Nós mineiros nos ufanamos, contentes, de ser gente de altitude. Não somos não. Minas alterosas não tem nenhum morro maior do mundo. Sequer um pico de altura assinalável, tem. Temos é serranias demais. Elas nos cercam por todo lado, tapando horizontes, limitando o mundo e o povo. [...]
Por isso será que andamos atrasados na vida e na história? Defasados. Noutra era, sangrando e criando, nos adiantamos aos outros brasileiros. Tanto, que desde então só recuamos. Minas, tenho certeza, será o último país do mundo a fazer uma revolução para mudar. Fará quantas contra-revoluções se peçam para o mundo permanecer tal qual. Somos gente sólida, confiável. Contente não digo, mas resignada com o que o destino deu, por pouco que seja. Vivemos conformados com o milho dos pintos. Famintos.

> Ultimamente a coisa se tornou mais complexa porque as instituições tradicionais estão perdendo todo o seu poder de controle e de doutrina. A escola não ensina, a igreja não catequiza, os partidos não politizam. O que opera é um monstruoso sistema de comunicação de massa, impondo padrões de consumo inatingíveis e desejos inalcançáveis, aprofundando mais a marginalidade dessas populações

> Urge preveni-los do muito que se poderia fazer, com apoio no saber científico, e do descalabro e pequenez do que se está fazendo

> Presente, passado e futuro? Tolice. Não existem. A vida é uma ponte interminável. Vai-se construindo e destruindo. O que vai ficando para trás com o passado é a morte. O que está vivo vai adiante.

> Viva aceso, olhando e conhecendo o mundo que o rodeia, aprendendo como um índio(...) seja uma índio na sabedoria

> Termino esta minha vida já exausto de viver, mas querendo mais vida, mais amor, mais saber, mais travessuras

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Vinícius de Moraes e Milton Nascimento


Música













Aniversariantes: Vinícius de Moraes e Milton Nascimento

Outubro é um mês em que nasceram grandes cantores e nesse final de mês não podemos deixar de homenagear dois aniversariantes do mês, um que já nos deixou, mas comemoramos seu centenário nesse 19 de outubro é Vinícius de Moraes, cantor, compositor, diplomata, boêmio, mas acima de tudo POETA com todas as letras maiúsculas. Poucos souberam cantar o amor como ele.

Outro aniversariante do mês é Milton Nascimento que aniversaria nesse 26 de outubro. Uma das mais belas vozes do Brasil, além de compositor da mais alta categoria.

Escolher o melhor de Vinícus e Milton é praticamente impossível, pois ambos têm obras de um valor inestimável, portanto, para homenageá-los, escolhemos uma composição de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, interpretado pelo Milton Nascimento e o Jobim Trio. É ler, ouvir e se deleitar.


A felicidade

Tristeza não tem fim
Felicidade sim

A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar

A felicidade do pobre parece
A grande ilusão do carnaval
A gente trabalha o ano inteiro
Por um momento de sonho
Pra fazer a fantasia
De rei ou de pirata ou jardineira
Pra tudo se acabar na quarta-feira

Tristeza não tem fim
Felicidade sim

A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranqüila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor

A felicidade é uma coisa boa
E tão delicada também
Tem flores e amores
De todas as cores
Tem ninhos de passarinhos
Tudo de bom ela tem
E é por ela ser assim tão delicada
Que eu trato dela sempre muito bem

Tristeza não tem fim
Felicidade sim

A minha felicidade está sonhando
Nos olhos da minha namorada
É como esta noite, passando, passando
Em busca da madrugada
Falem baixo, por favor
Pra que ela acorde alegre com o dia
Oferecendo beijos de amor




Ouvir










Vamos ouvir Milton cantando Vinicius:

https://www.youtube.com/watch?v=5twcunXjDmw

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Importância dos alongamentos

Bicicleta











Importância dos alongamentos e como fazê-los

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.

O alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões. Essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico, mas também pode ser praticado sozinho.

Quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem os seguintes benefícios:

- reduzem as tensões musculares;

- relaxam o corpo;

- proporcionam maior consciência corporal;

- deixam os movimentos mais soltos e leves;

- previnem lesões;

- preparam o corpo para atividades físicas;

- ativam a circulação.

Conhecidas todos esses benefícios, vamos agora aprender qual a melhor maneira para alongar antes de andar de bicicleta. Vejam a matéria abaixo.

http://boaforma.uol.com.br/album/2013/09/18/saiba-como-alongar-antes-e-depois-de-andar-de-bicicleta.htm

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Diagrama de Pareto

Ferramentas da Qualidade












Diagrama de Pareto ou Gráfico de Pareto

O gráfico de Pareto é um diagrama que apresenta os itens e a classe na ordem dos números de ocorrências, apresentando a soma total acumulada.
Permite-nos visualizar diversos elementos de um problema auxiliando na determinação da sua prioridade.

É representado por barras dispostas em ordem decrescente, com a causa principal vista do lado esquerdo do diagrama, e as causas menores são mostradas em ordem decrescente ao lado direito. Cada barra representa uma causa exibindo a relevante causa com a contribuição de cada uma em relação à total.

É uma das ferramentas mais eficientes para encontrar problemas.

Este diagrama de Pareto descreve as causas que ocorrem na natureza e comportamento humano, podendo assim ser uma poderosa ferramenta para focalizar esforços pessoais em problemas e tem maior potencial de retorno.

J.M. Juran aplicou o método como forma de classificar os problemas da qualidade em “poucos vitais” e "muitos triviais”, e denominou-o de Análise de Pareto.
Demonstrou que a maior parte dos defeitos, falhas, reclamações e seus custos provêm de um número pequeno de causas.

Se essas causas forem identificadas e corrigidas torna-se possível a eliminação de quase todas as perdas. É uma questão de prioridade.

O princípio de Pareto é conhecido pela proporção “80/20”.
“ È comum que 80% dos problemas resultem de cerca de apenas 20% das causas potenciais”.

“Dito de outra forma, 20% dos nossos problemas causam 80% das dores de cabeça”.

Quando usar o Diagrama de Pareto

• Para identificar os problemas.

• Achar as causas que atuam em um defeito.

• Descobrir problemas e causas; problema (erro, falhas, gastos, retrabalhos, etc. ) causas
(operador, equipamento, matéria-prima, etc.).

• Melhor visualização da ação.

• Priorizar a ação.

• Confirmar os resultados de melhoria.

• Verificar a situação antes e depois do problema, devido às mudanças efetuadas no processo.

• Detalhar as causas maiores em partes específicas, eliminando a causa.

• Estratificar a ação.

• Identificar os itens que são responsáveis pelos os maiores impactos.

• Definir as melhorias de um projeto, tais como: principais fontes de custo e causas que afetam um processo na escolha do projeto, em função de número de não conformidade, e outros.

Pré-requisitos para a construção do Diagrama de Pareto

• Coleta de dados
• Folha de verificação
• A freqüência relativa e acumulada na ocorrência de cada item.
• Estratificação, separando o problema em proporções ou família.

Como fazer os Diagramas de Pareto

• Decidir o que vai ser analisado, e o tipo de problema.

• Selecionar o método e o período para coletar os dados. Coletar os dados de acordo com sua causa e assunto.

• Estabelecer um período de tempo para coletar dados, tais como: horas, dias, semanas, meses, etc.

• Reunir os dados dentro de cada categoria

• Traçar dois eixos, um vertical e um horizontal de mesmo comprimento.
No eixo vertical da direita, fazer uma escala de 0% a 100%, e na esquerda uma escala de 0% até o valor total .

• Listar as categorias em ordem decrescente de freqüência da esquerda para a direita. Os itens de menos importância podem ser colocados dentro de uma categoria "outros" que é colocada na última barra à direita do eixo.

• Calcular a freqüência relativa e a acumulada para cada categoria, sendo que a acumulada será mostrada no eixo vertical e à direita.

• É indesejável que o item “outros” tenha percentagem muito alta. Se isso acontecer, é provável que os itens não estejam classificados de forma adequada, sendo preciso rever o método de classificação.

• Se um item parece de simples solução, deve ser atacado imediatamente, mesmo que tenha menor importância relativa. Como o gráfico de Pareto objetiva a eficiente solução do problema, exige que ataquemos somente os valores vitais. Se determinado item parece ter importância relativa menor, mas pode ser resolvido por medida corretiva simples, deve servir como exemplo de eficiência na solução de problemas.


Vantagens

• A análise de Pareto permite a visualização dos diversos elementos de um problema, ajudando a classificá-los e priorizá-los;

• Permite a rápida visualização dos 80% mais representativos;

• Facilita o direcionamento de esforços;

• Pode ser usado indefinidamente, possibilitando a introdução de um processo de melhoria contínua na Organização;

• A consciência pelo “Princípio de Pareto” permite ao gerente conseguir ótimos resultados com poucas ações.

Desvantagens

• Existe uma tendência em se deixar os “20% triviais” em segundo plano. Isso gera a possibilidade de Qualidade 80% e não 100%;

• Não é uma ferramenta de fácil aplicação: Você pode pensar que sabe, mas na hora de fazer pode mudar de opinião;

• Nem sempre a causa que provoca não-conformidade, mas cujo custo de reparo seja pequeno, será aquela a ser priorizada. É o caso dos trinta rasgos nos assento x uma trinca no avião. É preciso levar em conta o custo em um gráfico específico e por isso, ele não é completo.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

10 dicas para vencer o sedentarismo no trabalho

Saúde











10 dicas para vencer o sedentarismo no trabalho

Fonte: http://www.webrun.com.br/h/noticias/10-dicas-para-vencer-o-sedentarismo-no-trabalho/15153

Buscar algo um pouco mais longe de sua mesa para poder se movimentar mais. Essa e outras ações podem melhorar sua frequência cardíaca, firmeza dos músculos e aumentar o gasto calórico
Um grande escritório, repleto de mesas, cadeiras e computadores: esse é o ambiente de trabalho de grande parte das pessoas, que passam as oito horas do expediente sentadas. Esse hábito, além de ser prejudicial para a visão, também deixa a pessoa sedentária, acarretando diversos problemas de saúde.

Porém, algumas mudanças simples em ações do dia-a-dia podem ajudar a manter o bom funcionamento do organismo, além de fortalecer os músculos. O educador físico e personal trainer, Felipe Belo, explica alguns movimentos que fazem a diferença.

1) NÃO FIQUE MUITO TEMPO SENTADO
Caminhe, mesmo que dentro da empresa. O corpo acostuma-se a ficar sempre imóvel e quanto mais parado a pessoa o deixar, menos exercícios ele estará disposto a fazer. Além de perder calorias, a movimentação pode ser um pretexto para esticar os músculos.

Para ajudar com essa tarefa, os funcionários podem contar com alguns recursos tecnológicos. Programar um despertador para uma breve caminha de cinco minutos a cada uma hora é uma opção. Para os donos do Iphone, um aplicativo que funciona em sincronia com a pulseira Jawbone UP
ajuda avisar os momentos em que o indivíduo ficou sentado por muito tempo.

2) UTILIZE AS ESCADAS
Ir até a academia para trabalhar os músculos dos membros inferiores pode ser uma tarefa muito menos dolorida se o treinamento for constante. Como fazer isso? Trocando o ato de apertar o botão do elevador pelas escadas.

“Essa troca ajuda quem está querendo perder peso, além de aumentar a resistência”, informa Felipe Belo. Caso o funcionário trabalhe em um andar muito acima, desça pelo menos dois pisos antes.

3) VÁ ATÉ O BEBEDOURO DISTANTE
Seja com uma squeeze em mãos ou apenas com copos, abastecer o reservatório de água durante o dia é essencial. Essa atividade normalmente é facilitada mantendo um filtro perto de cada repartição da empresa.

Porém, deixar um único filtro em um local afastado pode incentivar a pessoa a levantar diversas vezes pra buscar água. “O hábito de levantar diversas vezes e caminhar até o local ajuda no gasto calórico”, informa Felipe.

4) ALONGUE NA CADEIRA
Já que passar o dia sentado é algo quase que impossível de não ocorrer, devido ao grande volume de trabalho e as metas a serem cumpridas, nada melhor do que utilizar a própria cadeira como ajudante. “Aproveite o conforto do local para realizar um alongamento longo e espantar a preguiça!”, brinca Felipe.

De acordo com o educador físico, esticar os músculos evita o encurtamento da região lombar. Caso o funcionário tenha alguns minutos de descanso, aproveite para fazer esse alongamento em pé também.

5) ALONGUE OS PUNHOS
Passar o dia alternando entre cliques no mouse e digitação no teclado aumenta a chance de desenvolvimento de doenças no punho e dedos. A tendinite, uma inflamação no tendão, é um dos problemas mais frequentes de pessoas que trabalham no computador durante todo o dia.

A LER (lesão por esforço repetitivo) também é um tipo de distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho que pode causar muito incômodo. “Puxe a palma das mãos para cima e depois para baixo para poder alongar a região”, orienta Felipe.

6) ESTACIONE DISTANTE
São diversas voltas pelo quarteirão da empresa até encontrar uma vaga que fique o mais próxima possível da porta de entrada. Porém, caso o traje de trabalho seja confortável, pode-se até mesmo estabelecer uma rotina de caminhada forte do local em que estaciona-se até a entrada.

Deixar a preguiça de lado é o primeiro passo para abandonar o sedentarismo. “Pessoas que se exercitam pouco têm muitos problemas cardiorespiratórios. Essa pode ser a mudança de hábito necessária para estimular uma prática regular”, enaltece Felipe.

7) UTILIZE UMA IMPRESSORA CENTRAL
Apesar de grande parte do conteúdo das empresas atualmente ser digitalizado, além da preocupação com o conceito de sustentabilidade, ainda existe documentação ou trabalhos que precisam ser impressos. Para facilitar o trabalho e agilidade dos funcionários, é comum uma grupo de cinco ou seis pessoas terem uma impressora próxima.

Manter uma impressora central para toda a empresa é a melhor saída para evitar que o funcionário fique limitado. “Essa ação estimula o sistema cardiorespirátório. A sugestão fica ainda mais eficaz quando a impressora é colocada em um andar diferente ou no canto mais afastado da empresa”, explica Felipe.

8) FAÇA CONTRAÇÃO DE GLÚTEOS
Essa dica é especialmente para as mulheres que passam horas na academia treinando glúteos para ficar com os músculos tonificados. O treinamento também é possível de ser feito enquanto você passa o dia sentada na cadeira.

“O ato de contrair e relaxar os glúteos enquanto está sentada diminui a flacidez e fortalece a musculatura”, relata Felipe. Portanto, mesmo sem tempo de dar aquela volta pela empresa, é possível trabalhar a região sentada.

9) UTILIZE UM BANHEIRO DISTANTE
Ir ao banheiro é uma necessidade fisiológica impossível de ser ignorada, além de que adiar esse processo faz mal à saúde. Portanto, já que a ação tem que ser realizada, escolher um banheiro mais distante da sua mesa é uma boa ideia.

“Aproveite essas situações do cotidiano para ir por um caminho mais longo. Caso esteja muito apertado, vá ao banheiro mais próximo e pegue um trajeto mais longo para voltar à sua mesa”, conta Felipe. A atitude também favorece as pessoas que querem perder peso.

10) FAÇA AGACHAMENTO
Depois de passar muito tempo com as costas repousadas no encosto da cadeira, é comum sentir um desconforto na coluna. Fazer uma pequena pausa para alongar os músculos pode fazer toda a diferença.

“Encoste em uma parede e, com os pés afastados, faça algumas sessões de agachamento. Esse exercício rápido fortalece os músculos das coxas e diminui o número de calorias no organismo”, descreve Felipe. Em caso de dor constante, procure um ortopedista que irá orientá-lo sobre possíveis desvios na coluna ou problemas na postura.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

10 Coisas que os Gerentes Nunca Devem Fazer

Gestão










10 Coisas que os Gerentes Nunca Devem Fazer

Fonte: http://room4d.wordpress.com/2011/12/03/ninguem-e-perfeito-mas-ha-10-coisas-que-os-gerentes-nunca-devem-fazer/?goback=%2Egde_830677_member_277363689#%21

Ninguém é perfeito, mas tem coisas que chefes nunca devem fazer.

Equívoco 1: Ficar dando ordens a torto e a direito como se fosse um ditador.
Ao contrário da crença popular, gerentes não são ditadores. Todo gerente tem pelo menos um chefe. Mesmo os CEOs respondem ao conselho de diretores e aos acionistas.
Qualquer gerente que pensa que pode ficar dando ordens a torto e a direito, ou mesmo abusar de sua autoridade porque é “O CHEFE”, é um péssimo líder.
Funcionários não são soldados e, muito menos, crianças. Você pode lhes dizer quais as tarefas deles e até mesmo despedi-los, se quiser, mas se ficar dando ordens à toa, os bons vão se rebelar e sair.

Equívoco 2: Esquecer-se dos clientes.
Nunca deixo de me assombrar como é que tantos gerentes se esquecem que organizações e companhias existem por uma única razão: conquistar, manter e apoiar clientes.
Negócios tem a ver com negócios e quando você faz com que ele tenha a ver com você, com seus problemas, com seus medos, com seu império, com seus melindres, você deixa de ser um gerente eficaz.

Equívoco 3: Comportar-se como um ignorante arrogante que acha que é melhor que os demais.
Só para ficar claro: não estou dizendo que gerentes ou chefes  não possam ser ignorantes. Muitas pessoas são ignorantes, incluindo um monte de funcionários, e mais: quase todo mundo é um ignorante sob certas circunstâncias. Mas estou especificamente falando sobre o arrogante do tipo “Sou melhor que essa gentalha”. Isso faz você parecer um moleque mal-educado e neutraliza completamente sua autoridade e credibilidade.

Equívoco 4: Deixar que seus egos assinem cheques que a realidade não pode cobrir. Muitas vezes líderes alcançam suas posições porque acreditam que são especiais – um equívoco fascinante que, entretanto, sempre provoca uma imensa autossatisfação. O problema é que, ao dourar a pílula, você pode acabar escorregando numa casca de banana. Portanto, ou você amadurece ou mais cedo ou mais tarde a realidade acaba vindo de supetão e cobrando o seu preço. Já vi isso repetidamente e as consequências não são nada agradáveis.

Equívoco 5: Publicamente estripar os funcionários.
De todas as coisas que já vivenciei ao longo dos anos, esta não só é a mais desumana, mas também a mais desmoralizante para os funcionários.
Eu conheci um par de CXOs que faziam isso regularmente e ambos eram amplamente odiados, sem exceção. E mais, no final ambos acabaram se auto-detonando. É uma questão de tempo. Acredite.

Equívoco 6: Cercar seus sentimentos.
Talvez isto soe um tanto sentimentalóide, mas longe disso. Pesquisadores gostam de classificar executivos e líderes como psicopatas, mas o mecanismo pelo qual isto ocorre é denominado compartimentalização das emoções.
Se você um dia ficou imaginando como é que determinadas pessoas, que parecem não ter resquício algum de bom humor ou de humildade, podem se comportar da maneira que se comportam, a resposta é: desconectando-se de suas emoções. Dessa forma qualquer um fica bem menos humano.

Equívoco 7: Rodear-se de burocratas e puxa-sacos.
Quando você encoraja o status quo e desencoraja os dissidentes, você condena a organização a estagnação e mesmo a um eventual declínio.

Equívoco 8: Ameaçar.
Ameaças não funcionam. Provavelmente o que vai conseguir é gerar um comportamento oposto àquele que estava tentando obter.
Elas diminuem sua autoridade e fazem você parecer fraco e até pequeno.
Comunique o que você quer e o porquê, e aja sobre os resultados. Isso funciona. Ameaças, não. E pelo amor de Deus, nunca ameace um funcionário com o seu emprego ou um fornecedor com o seu contrato. Isso realmente está fora de cogitação.

Equívoco 9: Agir feito criança.
Todo mundo segue pelas mesma etapas de desenvolvimento humano ao longo da trajetória em direção à vida adulta e à maturidade. Infelizmente, alguns de nós acabamos presos num estágio ou outro, retardando nosso crescimento e nos tornando disfuncionais. Apenas parecemos adultos normais, mas na realidade nos comportamos muito mais como crianças, seja representando, seja tendo acessos de ira e com certeza fazendo a vida impossível de todos ao nosso redor.

Equívoco 10: Infringir a lei.
O Brasil é uma nação com leis cada vez mais severas e, sejam de ordem civil ou criminal, elas são muito claras por um bom motivo.
Por alguma razão, os executivos vão algumas vezes arriscar tudo – poder, bem-estar, carreira, família, tudo – por motivos que a maioria de nós nunca vamos conseguir entender.  Estamos falando de fraude em contabilidade, apólices, bancos, transações eletrônicas e postal; e ainda em informações privilegiadas, suborno, obstruções da justiça, conspiração, discriminação, assédio… é uma longa lista.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Catulo da Paixão Cearense e Rolando Boldrin

Leitura












Catulo da Paixão Cearense e Rolando Boldrin

Vamos juntar dois aniversariantes desse mês de outubro, Catulo da Paixão Cearense (08/10) e Rolando Boldrin (22/10) e vejamos esse lindo poema, que podemos acompanhar também sua declamação no link abaixo.

A Flor Do Maracujá
Catulo da Paixão Cearense

A pois intonce eu lhes conto,
A história que eu vim contar,
Pruque razão nasce roxa, a flor do maracujá.
Maracujá já foi branco,
Eu posso inté lhe jurar,
Mais branco do que a Paiaba,
Mais branco do que o luar.

Quando as fror brotava nele,
Lá pras banda do sertão,
Maracujá parecia,
Um ninho de algodão.

Mas um dia, há muito tempo,
Num mês que inté não me alembro se foi Maio, se foi
Junho, se foi Janeiro se foi Dezembro,
Nosso Senhor Jesus Cristo foi condenado a morrer,
Numa cruz cruchificado,
Longe daqui, como o que,
E havia junto da cruz, aos pé de Nosso Senhor,
Um pé de maracujá,
carregadinho de frô.
Pregaram Cristo a martelo,
E ao ver tamanha crueza,
A natureza inteira,
Pôs se a chorar de tristeza.
Chorava o vento dos campo,
chorava as folha das rebera,
Sabiá tombém chorava, saluçava nu gaio da larangêra.

E o sangue de Jesus Cristo,
Sangue pisado de dor,
Nu pé de maracujá,
Tingia todas as fror.
E as frorzinha aos pé da cruz,
Ficavam roxa também,
Como o sangue de Jesus,

A pois foi essa história,
Que um dia eu vim contar,
Pru quê razão nasce roxa,
A flor do maracujá.



Ouvir










Podemos também assistir a declamação muito emocionante de Rolando Boldrin:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=q4MhzBL5zho



quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Taiguara, aniversariante do dia

Música












O aniversariante do dia (09/10) é Taiguara, um cantor engajado na resistência ao golpe militar de 1964 que teve cerca de 100 músicas censuradas,  mas acima de tudo um poeta com letras e músicas lindíssimas, como esta abaixo.


Teu sonho não acabou
Taiguara

Hoje a minha pele já não tem cor
Vivo a minha vida seja onde for
Hoje entrei na dança e não vou sair
Vem que eu sou criança não sei fingir

Eu preciso, eu preciso de você
Ah! Eu preciso, eu preciso, eu preciso muito de você

Lá onde eu estive o sonho acabou
Cá onde eu te reencontro só começou
Lá colhi uma estrela pra te trazer
Bebe o brilho dela até entender

Que eu preciso...

Só feche o seu livro quem já aprendeu
Só peça outro amor quem já deu o seu
Quem não soube a sombra, não sabe a luz
Vem não perde o amor de quem te conduz

Eu preciso...

Nós precisamos, precisamos sim
Você de mim, eu de você




Ouvir










Vamos ouvir a poesia (ops!) a música

https://www.youtube.com/watch?v=6-RpD2Xxups

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Bicicleta: O tamanho correto do quadro

Ciclismo











Bicicleta: O tamanho correto do quadro

O perfeito ajuste do ciclista à bicicleta é fundamental para o bom desempenho do conjunto homem-bicicleta. Ambos devem estar perfeitamente adaptados para uma pedalada saudável e prazerosa. A principal medida a ser escolhida é a do tamanho do quadro.

Bicicleta é igual sapato, tem que comprar o quadro com o número certo. Assim como é desaconselhável correr uma maratona com um tênis dois números menores ou maiores, da mesma forma o ciclista deve escolher o tamanho do quadro de sua bike com perfeição.

Vamos ver essa matéria completa? Vá no link abaixo, pois ela é muito interessante:

http://www.bikemagazine.com.br/2011/11/tamanho-correto-quadro/

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Matriz de Decisão - Planilha GUT

Qualidade












Matriz de Decisão - Planilha GUT

Continuaremos falando sobre métodos de priorização. Já falamos da Matriz de Preferência, também chamada de Método de Mudge, no dia 20 de setembro e hoje falaremos da Matriz de Decisão ou Planilha GUT.

Matriz de Decisão - Planilha GUT

Quando uma alternativa deve ser selecionada entre pequeno número de outras, um ótimo processo é ponderar diferentes critérios de avaliação. Forma-se, assim, uma matriz de decisão que vai revelar os pontos fortes e fracos de cada alternativa. Siga as instruções:

Escolha os critérios para avaliação das alternativas, colocando-os em ordem de importância. Dê pesos a cada um deles. Exemplo: de 1 a 5 (os mais relevantes peso 5 e os de menor importância peso 1).

Construa a matriz, colocando alternativas e critérios em eixos diferentes.

Compare cada alternativa com cada critério, dando nota na proporção que atenda bem ou mal a cada critério.

Multiplique a nota de cada alternativa pelo peso de cada critério e obtenha a nota ponderada.

Some, para cada alternativa, todas as notas ponderadas obtidas.

A alternativa com maior número de pontos é a vencedora.

Essa é a matriz GUT.
GUT significa Gravidade, Urgência e Tendência. São parâmetros tomados para se estabelecer prioridades na eliminação de problemas, especialmente se forem vários e relacionados entre si.
A técnica de GUT foi desenvolvida com o objetivo de orientar decisões mais complexas, isto é, decisões que envolvem muitas questões. A mistura de problemas gera confusão. Nesse caso, é preciso separar cada problema que tenha causa própria.

Depois disso, aí, sim, é hora de saber qual a prioridade na solução dos problemas detectados. Isso se faz com três perguntas:

Primeira pergunta: Qual a gravidade do desvio? Indagação que exige outras explicações. Que efeitos surgirão a longo prazo, caso o problema não seja corrido? Qual o impacto do problema sobre coisas, pessoas, resultados?

Segunda pergunta: Qual a urgência de se eliminar o problema? A resposta está relacionada com o tempo disponível para resolvê-lo.

Terceira pergunta: Qual a tendência do desvio e seu potencial de crescimento? Será que o problema se tornará progressivamente maior? Será que tenderá a diminuir e desaparecer por si só?

Resumidamente temos o método na tabela abaixo:

Nota            Gravidade                    Urgência                                 Tendência
5 Extremamente grave      Extremamente urgente      Se não for resolvido,
                                                                                              piora imediatamente
4 Muito grave                  Muito urgente                   Vai piorar a curto prazo
3 Grave                           Urgente                            Vai piorar a médio prazo
2 Pouco grave                 Pouco urgente                   Vai piorar a longo prazo
1 Sem gravidade             Sem urgência                    Sem tendência de piorar


Exemplo da aplicação:

Sem entrar muito em detalhes, vamos imaginar uma empresa com problemas financeiros que identificou seus principais pontos fracos e quer definir em qual deles deve atuar primeiramente. Lembro que num caso prático essa análise deve ser bem mais detalhada e o problema melhor definido, mas não temos como fazer isso nesse espaço.

Problemas                                                        G       U       T    Total (GxUxT) Priorização
Atraso na entrega do fornecedor                         4       4       3             48                      2º
Alto gasto com materiais de escritório                2       2       1               4                      4º
Baixo índice de recompra entre os clientes          5       4       4             80                      1º
Problemas disciplinares entre vendedores           3       2       3             18                       3º

De acordo com esse exemplo, a prioridade é o de “baixo índice de recompra dos clientes”, pois é o que apresenta uma pontuação maior, de acordo com as notas colocadas. Sabendo-se qual problema deve ser resolvido primeiramente, temos, então, de identificar as soluções que podem ser colocadas em prática. Certamente para cada um dos problemas apresentados acima na Matriz G.U.T., teremos muitas soluções sugeridas.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Caminhada Ecológica

Caminhadas











O Que é Caminhada Ecológica?

Caminhada ecológica não é apenas andar no meio do mato. Trata-se de um esporte não competitivo, onde cada participante deve colaborar com o companheiro de aventura para que todos superem os obstáculos e possam atingir o objetivo da chegada. Exige ritmo, equilíbrio e passada regular, sempre devagar. Queremos nos divertir, e não bater recordes.

A caminhada é a forma mais básica de aventura. A maioria dos aventureiros mais radicais, como os escaladores ou exploradores de cavernas começaram suas aventuras através da caminhada.

Caminhadas ecológicas são extremamente seguras desde que sejam observadas as regras básicas de conduta. Manter um espírito de equipe, o respeito pela natureza e conhecer os seus limites como ser humano já são um bom começo. Nas Expedições ou nas Trilhas, sempre deverá haver um coordenador/guia especializados em atrativos naturais com todo o equipamento necessário para a sua segurança, tais como rádios comunicadores, telefone celular, corda, caixa de primeiros socorros, etc.

Não existe uma idade mínima para participar de uma caminhada ecológica, porém lembre-se que os passos da criança são bem menores do que de um adulto e, para elas, o ideal são as caminhadas leves. Além disso, crianças muito pequenas ainda não têm o equilíbrio corporal totalmente desenvolvido.

Existem diversos fatores que devem ser avaliados numa trilha ecológica: a distância a ser percorrida, exposição ao sol, tipo de vegetação, a inclinação da trilha, se é necessário o uso de mãos, exposição à altura, etc.... Para os iniciantes na atividade, recomenda-se começar com as caminhadas leves. Desta forma, você terá uma ideia do esforço exigido e poderá passar para as caminhadas consideradas moderadas e pesadas.

O QUE EU DEVO LEVAR DURANTE A CAMINHADA?

Cada roteiro tem o seu diferencial dependendo da distância, local visitado e época do ano. Vamos repassar uma lista de materiais que é mais do que suficiente:

•Uma mochila pequena. A mochila deixa as suas mãos livres e distribui o peso nas suas costas de maneira uniforme, evitando problemas de coluna;

•2 ou 03 garrafinhas de água mineral de 500ml se preferir poderá ser um isotônico. (Isotônicos são bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos (6 a 8%), ideais para reposição de líquidos e eletrólitos perdidos através do suor durante atividade física. São chamados isotônicos por possuírem formulação semelhante ao plasma, o que facilita a absorção). Mais do que isso é levar peso morto. Evite levar garrafas de vidro.

•Boné, filtro solar/labial e óculos de sol;

•Repelente contra mosquitos;

•Capa de chuva para eventual mudança de tempo;

•Saco plástico para o lixo;

•Tênis ou Bota com solado aderente. Se você for comprar um calçado para as atividades, amacie-o antes;

•Vá preferencialmente de calça comprida, evitando o jeans. O ideal são calças tipo moleton, tac-tel ou lycra, pois não dificultam o movimento do joelho;

•Um ou dois lanches, basicamente de alimentos energéticos (Sanduíches naturais sem maionese, frutas secas, granola, chocolate, etc);

•Máquina fotográfica.

QUAL O PROCEDIMENTO DO GRUPO DURANTE O PASSEIO?

Reconhecer a liderança dos guias, espírito de equipe, amizade e respeito pela natureza. Durante os eventos todo o lixo produzido pelo grupo ou encontrado pelo caminho é recolhido e deverá retornar com os participantes.

Nenhuma espécie mineral, animal ou vegetal deverá ser retirada. Admirar a natureza em seu próprio ambiente é o maior privilégio que temos.

LEMA DO ECOTURISTA:

Nada se tira além de fotos.
Nada se deixa além de pegadas.
Nada se mata a não ser o tempo.
Nada se queima a não ser calorias.
Nada se leva a não ser saudades

DICAS PARA OS PÉS

O que fazer para manter seus pés prontos para todo tipo de aventura:

Não use meias muito volumosas ou com costuras. Prefira as sintéticas às de lã.

Nunca use botas pela primeira vez na caminhada. Vá se acostumando a elas no dia-a-dia. Algumas botas precisam de semanas de uso para ficar confortáveis.

Prenda os pés firmes dentro do calçado, evitando que eles se mexam demais, mas não muito apertados.

Mantenha os pés limpos e secos.

O suor causa bolhas e desenvolve fungos e bactérias. Para evitá-lo, troque de meias ao longo do dia à medida que ficam molhadas. Não economize meias extras, você poderá precisar ao longo da atividade.

Aplique talco para pés duas vezes ao dia, sempre com os pés secos.

Se os pés estiverem doloridos, aproveite as paradas para diminuir a tensão: molhe-os de cinco a dez minutos num rio de água fria.

Deite-se no chão com os pés levantados sobre uma pedra ou uma mochila.

Pés molhados e atritos podem causar as insuportáveis bolhas. Para se livrar delas, limpe bem a área com sabão e água. Se a bolha estiver muito inchada, faça um pequeno furo com uma agulha desinfetada para deixar o fluido interno escorrer. Nunca retire a pele. Aplique anti-séptico e cubra a bolha com um curativo.

A pressão e o atrito numa área pequena podem formar calos. Para diminuir a aspereza, limpe o calo com uma faca ou lixa de unha.