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Por que ocorrem falhas no sistema
Fonte: http://www.blogdaqualidade.com.br/por-que-ocorrem-falhas-sistema/
Nos processos de produção tanto de produtos quanto de serviços existe a probabilidade das coisas saírem erradas. Falhas são inevitáveis, mas o fato de aceitar que ocorrerão não significa ignorá-las, pelo contrário: deve-se tentar minimizá-las ao máximo e saber diferenciá-las, pois nem todos os defeitos são igualmente sérios e alguns até podem não ser percebidos. Portanto, as empresas precisam saber diferenciar os tipos de falhas e prestar mais atenção àquelas que são críticas por si só, ou porque podem afetar todo o processo.
Por que os sistemas falham
Os defeitos (ou falhas) na produção ocorrem por razões diferentes, ou seja, as máquinas podem quebrar, os clientes podem fazer pedidos inesperados que a produção não consiga atender, os funcionários podem cometer erros, a matéria-prima fornecida pode estar fora da especificação, etc. Desta forma, podemos classificar-las da seguinte maneira:
Falhas de projeto: são as que ocorrem porque o projeto do processo está mal especificado.
Ex.: A máquina parou de funcionar porque seu projeto continha erros.
Falhas nas instalações: são as que podem ocorrer em máquinas, equipamentos, edifícios, etc.
Ex.: A máquina falhou porque sua manutenção não foi realizada corretamente.
Falhas de pessoal: são as que ocorrem devido a erros cometidos pelos funcionários.
Ex.: O produto não passou pelo controle de qualidade porque ocorreu um erro no processo.
Falhas de fornecedores: são as relacionadas ao não cumprimento do prazo de entrega, ou da má qualidade da matéria-prima fornecida.
Ex.: O produto apresentou defeitos porque um de seus componentes parou de funcionar.
Falhas de clientes: são as relacionadas ao mal uso dos produtos e serviços pelos clientes.
Ex.: A lavadora de roupas apresentou defeitos porque o consumidor utilizou-a inadequadamente por não ter tido instruções corretas.
Falhas podem ser vistas como oportunidade
Apesar dos defeitos poderem ser classificados, eles originam-se de algum tipo de falha humana. Desta forma, as falhas podem ser controladas e as empresas podem aprender a modificar seu comportamento para corrigi-las.
Assim, as falhas poderão ser vistas como um processo de melhoria, pois ao invés de identificarmos um culpado ou responsável por elas, podemos vê-la como uma oportunidade de examinarmos porque ocorreram e implementarmos procedimentos para que não ocorram novamente.
(postagem 146)
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