sexta-feira, 6 de setembro de 2013

MASP - Método de Análise e Solução de Problemas

Ferramentas da Qualidade












O que é o MASP?

A sigla MASP significa Método de Análise e Solução de Problemas.
O método é uma sistematização do uso do ciclo do PDCA definido de forma mais clara quais etapas e ferramentas utilizar em cada fase.
O método subdivide o ciclo do PDCA em oito fases:

Plan
Fase 1 – Identificação do Problema
Fase 2 – Observação do Problema
Fase 3 – Análise
Fase 4 – Plano de Ação

Do
Fase 5 – Execução

Check
Fase 6 – Verificação

Action
Fase 7 – Padronização
Fase 8 – Conclusão

As fases do MASP

Fase 1 – Identificação do Problema
Ao perceber um problema, a primeira ação de um gestor é planejar o ataque às causas do mesmo. Para isso a primeira fase é a Identificação do Problema. Nesta fase a equipe de ataque às causas do problema deve delimitar e enunciar muito bem o problema. Ao invés de usar ‘o equipamento quebra frequentemente’ tente utilizar ‘A indisponibilidade do equipamento está acima de 25%’.
Na fase de identificação do problema é importante definir um indicador e também sua meta. Uma boa prática é, sempre que possível, desdobrar o indicador. Ao invés de pensar na indisponibilidade de um processo, tente pensar na indisponibilidade de cada equipamento. Desdobrar um grande problema em problemas pequenos é sempre uma boa ideia.
Evite pensar em causas e em sintomas; tente apenas definir e delimitar bem o problema.

Fase 2 – Obervação
A segunda fase é a fase de Observação do problema. Nesta fase dados são coletados e entrevistas são realizadas para tentar obter o maior número de informações possível. Novamente, tente não levantar causas pois isso pode levar a conclusões precipitadas e bloquear alguma fonte de informações.
Nesta fase podem ser usadas ferramentas como brainstorming, folha de verificação, diagrama de Pareto, Gráfico de Controle, Histogramas, Regressões Lineares etc.

Fase 3 – Análise
Na terceira fase os dados e informações coletados são finalmente analisados. Agora é a hora de começar a tirar conclusões sobre os dados e buscar as causas do problema. Tente observar se o problema ocorre mais à noite ou durante do dia, no inverno ou no verão, quando o chefe está olhando ou não
Aqui se deve utilizar o Diagrama de Ishikawa (Diagrama de Causa e Efeito) aliado com o brainstorming. Priorize as causas com um gráfico de Pareto ou com uma Matriz GUT.

Fase 4 – Plano de Ação
Na última fase do planejamento monta-se um Plano de Ação 5W2H para combater as causas prioritárias. Lembre-se: para resolver um problema não o ataque, ataque suas causas!

Fase 5 – Ação
A quinta fase do MASP é a fase de Execução do plano. É possível que seja necessário capacitar as pessoas com relação a alguma técnica ou conceito necessário nesta fase. Por isso, geralmente, a fase cinco se inicia com capacitação e treinamento para, em seguida, passar à execução das ações descritas no Plano de Ação.

Fase 6 – Verificação
Na fase seis é feita a verificação das ações executadas. Esta verificação leva em conta os resultados obtidos, os prazos e custos despendidos, a eficácia das ações e, claro, o cumprimento das metas.

Fase 7 – Padronização
Nesta fase as ações que tiveram um impacto positivo no ataque às causas do problema devem se padronizadas gerando, se possível, uma nova forma de operar o processo.
Para efeitos de padronização podem ser utilizados os POP’s e os Fluxogramas.

Fase 8 – Conclusão
Finalmente na fase oito toda a experiência obtida, os resultados alcançados e os documentos gerados são reunidos em um único documento que é divulgado a toda a organização e arquivado para referências futuras. A partir de então este documento passa a fazer parte do capital intelectual da empresa; sempre que um problema semelhante surgir há informações sobre como atacar suas causas.

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