![]() |
Qualidade |
Matriz de Preferência (Método Mudge):
Vamos falar um pouco sobre métodos de priorização, começando hoje com a Matriz de Preferência ou Método de Mudge.
A Matriz de Preferência permite organizar as ideias segundo uma certa ordem ou grau de preferência.
Como resultado do “Brainstorming”, são geradas ideias ou alternativas em grande número.
Após a seleção destas ideias ou alternativas, o próximo passo é a priorização das mesmas segundo um critério de preferência ou importância.
A Matriz de Preferência é uma ferramenta que permite proceder a esta priorização de forma rápida e precisa.
Liste as alternativas, duas a duas, com cada uma das outras, ordenadamente: A 1ª alternativa é comparada com a 2ª quanto ao grau de importância. Se a escolha recair na 1ª alternativa, o número 1 é marcado na primeira coluna à direita da lista das alternativas. Se for escolhida a 2ª alternativa, o número 2 é assinalado nesta coluna. Em seguida, compare a 1ª alternativa com a 3ª, seguindo o mesmo procedimento. Prossiga nesta sequencia até que a 1ª alternativa tenha sido comparada com as demais. Em seguida, faça a comparação da 2ª alternativa com as outras, exceto com a 1ª alternativa. As escolhas devem ser anotadas na segunda coluna.
O número de colunas com os resultados das comparações será igual ao número de alternativas existentes.
Complete a matriz, calculando o número de vezes que cada uma das alternativas foi escolhida. A alternativa prioritária será aquela com a maior frequência.
Vejamos um exemplo prático:
Suponhamos que você seja casado, tenha filhos em idade escolar, trabalhe fora e se encontre no seguinte impasse: Você vai alugar uma casa, e a corretora lhe ofereceu 4 opções de imóvel com o mesmo número de cômodos e o mesmo valor do aluguel, porém as 4 casas possuem algumas características que as diferenciam:
Priorize, usando a matriz de preferência, entre:
1. Casa com jardim e quintal
2. Casa próxima à escola das crianças
3. Casa próxima ao seu trabalho e ao de sua esposa
4. Casa em local de boa vizinhança
Cada uma das alternativas é listada na coluna na esquerda em qualquer ordem e é comparada, duas a duas, com cada uma das outras, ordenadamente.
A 1ª alternativa é comparada com a 2ª quanto ao grau de importância. Se a escolha recair na 1ª alternativa, o número 1 é marcado na primeira coluna à direta da lista das alternativas. Se for escolhido a 2ª alternativa, o número 2 é assinalado nesta coluna. Em seguida, comparam-se a 1ª e a 3ª alternativas, seguindo o mesmo procedimento. Prossegue-se, nessa seqüência, até que a 1ª alternativa tenha sido comparada com todas as demais.
Inicia-se, a seguir, a comparação da 2ª alternativa com as outras, exceto com a 1ª alternativa. Devem-se anotar os números das escolhidas na segunda coluna à direita da lista de idéias.
Segue-se nessa ordem, de cima para baixo, na lista de alternativas, até que todas tenham sido comparadas entre si.
Alternativa 1 2 3 4
(1) Jardim e quintal X - - -
(2) Próxima à escola 2 X - -
(3) Próxima ao trabalho 3 2 X -
(4) Boa vizinhança 4 2 4 X
Frequência 0 3 1 2
Priorização 4º 1º 3º 2º
Determina-se a frequência de cada alternativa e anota-se este resultado no campo inferior da matriz.
Assim teremos que a alternativa prioritária é aquela que apareceu com maior frequência na Matriz de Preferência. No exemplo dado, a alternativa prioritária seria a nº 2 (Casa próxima à Escola).
Nenhum comentário:
Postar um comentário