sexta-feira, 26 de julho de 2013

Feedback 360 graus

Gestão










Como Eu Me Vejo, Como Você Me Vê – Feedback 360 graus

Referência: http://coachinnami.wordpress.com

Um processo de Feedback 360º analisa diferentes percepções do comportamento de um indivíduo, através do levantamento de informações de quem se relacione com esta pessoa de forma constante e contínua.
Nas empresas e organizações em geral, este processo contribui para a avaliação do desempenho segundo as observações das pessoas que têm convivência diária com quem está sendo avaliado, ou seja, superior imediato, pares, subordinados e clientes.
A finalidade sempre é a de proporcionar uma visão ampla, por isto 360º, e ajudar a pessoa a perceber seus pontos fortes e também as áreas em que pode se desenvolver, cuidando de relacionamentos e comportamentos que possam ser prejudiciais a ela própria, à sua equipe de trabalho ou à organização.

E como a ferramenta pode ser aplicada? Que passos práticos seriam necessários?
Uma ferramenta de ajuda como Feedback ou Avaliação 360º deve ser adaptada. Pode ser aplicada para grupos  ou para as diferentes funções existentes nas organizações. Lembrando que neste tipo de avaliação, supomos sempre um grupo de pessoas que opinam sobre a mesma pessoa.
Preliminarmente à avaliação de outros, há a auto-avaliação e isto permitirá a comparação a respeito de “Como Eu me Vejo” e “Como os Outros Me Vêem”.
Em geral sugerimos que 5 a 8 pessoas por participante, possam dar uma informação relevante e consistente, sendo pessoas que convivam há algum tempo, e com freqüência suficiente para perceber comportamentos, atitudes e competências uns dos outros.
A informação pode ser sigilosa ou não, sempre respeitando a participação do avaliado na escolha de seus avaliadores. Esta escolha também ajuda a refletir o quanto esta pessoa deseja receber informações sinceras, não escolhendo somente aqueles com quem tem maior afinidade, mas também os que não são tão fácil lidar já que geralmente são necessários ajustes para que relacionamento flua bem.
De forma similar como ocorre nas empresas, o uso da ferramenta por si só, não garante nenhum resultado e, por isto pessoas preparadas precisam orientar o processo, validando o que deve ser perguntado, ou que padrões de comportamento e conduta são esperados e em que nível cada pessoa se encontra, de acordo com a percepção dos que trabalham juntos.
Com um processo bem conduzido, existirá uma grande oportunidade de crescimento e desenvolvimento.  Acredito muito que é uma forma de ajuda na formação de equipes fortes, maduras e alinhadas.
Após o resultado, ou relatório do Feedback, as pessoas podem assinalar suas oportunidades de desenvolvimento, identificando áreas onde o comportamento precisa ser ajustado ou modificado, segundo a percepção de outros.  Esta é a parte mais importante – a mudança. Comprometer-se com mudanças é desafiador, mas também é a forma mais importante de se caminhar para melhor.
Se houver acompanhamento da liderança, este processo ficará ainda melhor e a pessoa poderá sentir-se apoiada em suas necessidades e dificuldades para caminhar.
 
A prática de perceber o que fazemos, falamos ou como os nossos comportamentos afetam outros nos ajuda a melhorar a cada dia. Assim, se podemos oferecer uma ajuda estruturada para que isto aconteça, então por certo será eficaz e ajudará.
Lembre-se:
Mude Suas Palavras. Mude Seu Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário